quinta-feira, dezembro 21, 2006

Conhecendo o Ora-pro-Nobis...

Conhecida popularmente como “ora-pro-nobis”, a planta Pereskia aculiata trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico. Por apresentarem fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas, podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.

A origem do nome :
Conta a história que, nos tempos coloniais, as igrejas de Minas Gerais eram cercadas pelo vegetal, mas os padres não deixavam que fossem colhidas. Então, durante a longa oração do ora-pro-nóbis, as famílias aproveitavam para apanhar as folhas e garantir o almoço. Melhor para o povo, que inventou pratos ricos, nutritivos e criativos.

Significado:
Ora-pro-nobis em latim que dizer "rogai por nós". É uma das principais estrelas da culinária de Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais/Brasil. Trata-se de uma trepadeira cujas folhas suculentas se assemelham às da roseira. Possui alta concentração de proteínas (25%), sendo por isso conhecida como "carne de pobre". É ingrediente de diversos pratos, como sopas, refogados, mistos, mexidos, omeletes e misturada ao feijão. Quando não encontrada, pode ser substituída pela couve.

Frango com Ora-pro-Nobis






1 kg de frango em pedaços temperados com alho, pimenta-do-reino, sal e vinagre;

Refogar o frango em óleo, acrescentar cebola, tomates-cereja e por último 20 folhas de ora-pro-nobis picadas(adicionando água , o necessário para cozinhar o frango).

terça-feira, dezembro 19, 2006

Macarrão com Brócolis



500 g de macarrão parafuso cozido;
1/2 maço de brócolis cozido;
Alho à gosto;
Sal à gosto;
1 caixinha de creme-de-leite;
Uma pitada de noz moscada;
Azeite ou manteiga.

Fritar o alho no azeite ou manteiga, acrescentar o macarrão, o brócolis cortado gressseiramente, a noz moscada e por último o creme de leite.

No quintal....

Em breve teremos pimenta malagueta....

terça-feira, dezembro 12, 2006

Bandejão da USP


Esta é a minha refeição na USP uma vez por semana...
Quebra um super galho, o preço é 1,90!
Como dá pra ver, é uma refeição completa: arroz, feijão, frango assado, polenta, salada, sobremesa, suco e pãozinho...
Tem dia que não tá lá essas coisas, mas se não fosse esse bandejão a vida dos estudantes ficaria complicada...rs