quinta-feira, dezembro 21, 2006

Conhecendo o Ora-pro-Nobis...

Conhecida popularmente como “ora-pro-nobis”, a planta Pereskia aculiata trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico. Por apresentarem fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas, podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.

A origem do nome :
Conta a história que, nos tempos coloniais, as igrejas de Minas Gerais eram cercadas pelo vegetal, mas os padres não deixavam que fossem colhidas. Então, durante a longa oração do ora-pro-nóbis, as famílias aproveitavam para apanhar as folhas e garantir o almoço. Melhor para o povo, que inventou pratos ricos, nutritivos e criativos.

Significado:
Ora-pro-nobis em latim que dizer "rogai por nós". É uma das principais estrelas da culinária de Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais/Brasil. Trata-se de uma trepadeira cujas folhas suculentas se assemelham às da roseira. Possui alta concentração de proteínas (25%), sendo por isso conhecida como "carne de pobre". É ingrediente de diversos pratos, como sopas, refogados, mistos, mexidos, omeletes e misturada ao feijão. Quando não encontrada, pode ser substituída pela couve.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ora-pro-nobis não tem comentário, que pena.
Uma pena as pessoas não darem valor ao que é bom e barato. Ganhei uma vez um galho daí para frente cultivo em larga escala no sítio e estou sempre a divulgá-la e doando mudas.
Obrigada pelo seu artigo e receitas.
Marcia

Léa disse...

Cris, onde podemos comprar o ora-pro-nobis aqui em Peruibe?Eu fiquei curiosa...

Celia disse...

Cris, conheci essa planta em Tiradentes, trouxe uma muda e estou repassando varias delas, mas tomei um caldo com ora-pro-nobis e adorei, gostaria de saber se voce tem a receita.
Aguardo sua resposta,
Célia Martins

celia disse...

Cris,

Conheci essa planta em Tiradentes, gostaria de saber se você tem a receita do caldo com ora-pro-nobis?
Se tiver favor me enviar

Célia

Cris disse...

Celia, não sei fazer caldinho...deve ser bom mesmo....

ROSELI disse...

EU TENHO O ORA PO NOBIS QUE GANHEI DE UMA AMIGA DE MINAS! É UMA PLANTA FABULOSA!